sábado, 12 de julho de 2014

Convidados 11

 
É a segunda vez (primeira foi em "Excelências à parte 5") que ela concede a honra de participar.  
 
Gabriela Marinho foi colega de escritório em 2011. Juntos fundamos o fã clube do Alexandre Câmara rsrsrs e colecionamos ótimas estórias. 
 
A mãe da Catarina e esposa do Cacá hoje arrebenta em seu escritório. Além da capacidade técnica, conjuga muito bem os estilos "ninguém-escapa-de-uma-boa-conversa" com "tiro-porrada-e-bomba!". Não a toa, já saiu ovacionada de assembleias.
 
A história é impressionante! Manda aí, Gabi.   
 
 
A JORNADA
 
CERTA VEZ, AINDA ESTAGIÁRIA DE DIREITO, FUI DESIGNADA ATÉ O FÓRUM REGIONAL DE MANGARATIBA PARA UM IMPORTANTE TRABALHO. ESTAVA NO 1º PERÍODO. PEGUEI UM TAXI EM DIREÇÃO À RODOVIÁRIA. COMECEI A PERCEBER QUE O TAXISTA CHORAVA COPIOSAMENTE, TENTANDO NÃO ME FAZER NOTAR A TAMANHA ANGÚSTIA QUE O ASSOLAVA.
 
- MOÇO, O SENHOR PODE ME DEIXAR AQUI MESMO. NÃO TEM PROBLEMA, PEGO OUTRO TÁXI. VEJO QUE O SENHOR NÃO ESTÁ BEM. 
 
E ELE PRONTAMENTE RESPONDEU:
 
- A SENHORITA VAI VIAJAR PRA AONDE? TE LEVO E TRAGO PELA METADE DO PREÇO DE SUA PASSAGEM, INDEPENDENTEMENTE DE SEU DESTINO. POR FAVOR NÃO ME ABONDONE TAMBÉM.
 
NA HORA PENSEI: "CRUZES, DEUS ME LIVRE IR A QUALQUER LUGAR COM ESSE HOMEM NESTA CONDIÇÃO. IMAGINA SE ELE É UM PSICOPATA E TENTA ALGUMA MALDADE COMIGO." MAS NO MESMO INSTANTE EM QUE NOSSOS OLHARES SE CRUZARAM ATRAVÉS DO RETROVISOR TIVE A CERTEZA DE QUE DEUS HAVIA ME COLOCADO NAQUELE ASSENTO POR UM PROPÓSITO QUE SEQUER MINHA MATURIDADE, AOS 18 ANOS IDADE, ENTENDERIA.
 
TOPEI E DISSE: VAMOS JUNTOS! ATÉ LÁ SEI QUE PODEREI AJUDÁ-LO EM SUA ANGÚSTIA E TENHO CERTEZA QUE NA VOLTA O SENHOR ESTARÁ BEM MELHOR, E EU SÃ E SALVA.
 
COM UM ÚNICO SORRISO DE CANTO DE BOCA, ELE ASSENTIU.
 
PARECENDO UMA LOUCURA, FUI DO RIO ATÉ MEU DESTINO OUVINDO SEU PROBLEMA:
 
- SABE MOÇA, TRABALHO NA PRAÇA HÁ 25 ANOS E PELO MESMO PERÍODO SOU CASADO COM A MULHER DA MINHA VIDA. NUNCA HESITEI EM AJUDAR NA CRIAÇÃO DAS CRIANÇAS, SER BOM MARIDO, E ATÉ NA CAMA NUNCA A DEIXEI NA MÃO. E OLHA, QUE JÁ TENHO MAIS DE 60 ANOS, HEIN?! POIS BEM, HOJE DE MANHA ME DESPEDI AVISANDO QUE SÓ VOLTARIA NO INICIO DA NOITE COMO FAÇO TODOS OS DIAS; MAS COM VONTADEDE SURPREENDE-LA, RETORNEI O QUARTEIRÃO E PONDEREI QUE SERIA ÓTIMO PASSAR O DIA TODO JUNTO A ELA. 
 
 (E AGORA ELE JÁ EM PRANTOS) SOLTOU O VERBO: 
 
- CHEGUEI “EM” CASA E VI TUDO APAGADO, SÓ OUVIA O APITO DA PANELA DE PRESSÃO DO FEIJÃO QUE COZINHAVA. QUANDO ENTREI NO QUARTO, LÁ ESTAVA ELA: FAZENDO AMOR COM UM DOS MEUS MELHORES AMIGOS. REALIZANDO COM ELE O QUE A MIM SEMPRE SE NEGOU A FAZER. MAS A SENHORA ACHA QUE FUI BOBO? NÃO DEIXEI QUE ME VISSEM, ENTREI NO CARRO E PENSEI EM BATER NO PRIMEIRO POSTE COM TODA A FORÇA. ASSIM ELA MORRERIA DE REMORÇO EM IMAGINAR QUE ENQUANTO EU SAIA PARA TRABALHAR, ELA ESTAVA ME TRAINDO.
MAS AÍ, A SENHORITA FEZ SINAL E POR ISSO RESOLVI QUE FAZENDO UMA VIAGEM COM UMA JOVEM CHEIA DE MOCIDADE ISSO TALVEZ ME TROUXESSE ALGUMAS HORAS DE REFLEXÃO E QUEM SABE NEM MATARIA MAIS, AFINAL SE EU REALMENTE BATESSE COM O CARRO COMO GOSTARIA, PROVOCANDO MINHA MORTE, PROVOCARIA A SUA TAMBÉM!
 
GELEIIIIIIIII!!!!!
 
CHEGANDO AO NOSSO DESTINO, REALIZEI MEU TRABALHO IMAGINANDO QUE DEPOIS QUE DESEMBARCASSE DO VEÍCULO ELE IRIA EMBORA NO INTUITO DE CUMPRIR A MISSÃO TRADUZIDA NA MAIS TEMEROSA DAS OUSADIAS: O SUICÍDIO! E EU COMO FICARIA SE SOUBESSE DISSO? TALVEZ JAMAIS ENTRASSE EM UM TÁXI NOVAMENTE.
 
QUANDO JÁ NA RUA E O VI PARADO DENTRO DO CARRO, MEU CORAÇÃO TRANSBORDOU DE PAZ E IMAGINEI QUE ALÉM DO MEU TRABALHO, ESTAVA OPERANDO A AJUDA DE UM DESESPERADO QUE SE DEBRUÇOU NA JOVIALIADADE DE UMA RELES ESTAGIÁRIA QUE TALVEZ TODO O MEU CONCEITO DE VIDA MUDARIA.
 
JÁ NA VOLTA, ELE ESTAVA BEM MELHOR E ME AGRADECENDO POR TÊ-LO OUVIDO POR MAIS DE 3 HORAS SEM PARAR, E QUANDO CHEGAMOS ME PROMETEU: HOJE SEREI OUTRO HOMEM, PEDIREI O DIVÓRCIO E VIVEREI A ATENDER MEU TEMPO A ESCUTAR AS ANGÚSTIAS ALHEIAS ASSIM COMO VOCÊ FEZ.
 
NÃO ME COBROU A CORRIDA, E AINDA JUROU QUE JAMAIS SOFRERIA POR ALGUÉM QUE NÃO O MERECIA, QUE NÃO O VALORIZOU.
 
E EU, COM APENAS 18 ANOS DE IDADE, PERCEBI: CONFIAR EM QUE NUNCA SE VIU PODE PARECER PERIGOSO, MAS CONFIAR EM QUE SE ACHA QUE SE CONHECE PODE SER AINDA MAIS DESTRUITIVO.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sempre bom poder relatar meus "causos" ... e que não são poucos! Obrigada meu amigo por esta oportunidade. Espero contribuir em outras ocasiões.