quarta-feira, 9 de julho de 2014

Ferrari ou Charrete?

Contam que a travessia de uma cidade para outra levava 40 minutos de charrete. Um senhor, querendo encurtar o tempo, alugou uma Ferrari. Mas foi avisado pelo capiau “Vai levar os mesmos 40 minutos!”.

Impossível, pensou. Como uma Ferrari pode levar o mesmo tempo que uma charrete? Acelerou bastante, estava bem próximo quando não tinham passados sequer dez minutos. “Sabia que era mais rápido!” – comemorou.

Passados dois minutos e o carro quebra num buraco! Após o conserto, retorna à pista, acelera, e pow! – fura o pneu numa garrafa. Passa perigo à beira da estrada, ajeita tudo, volta a correr e bate numa árvore! Não reparou a curva! Mais um ajuste.
Já ressabiado, o motorista resolve ir devagar prestando atenção na estrada, desviando dos perigos, observando o veículo que conduz. Até que chega ao seu destino 40 minutos após a saída!
Encontra o capiau chegando de charrete e ouve:
-Falei? O tempo de duração de nossa viagem é o mesmo. Se acelerar demais vai quebrar, parar, se irritar, se expor a perigos, errar o caminho... seguir o fluxo e não chegar aonde deseja.
A garrafa continha um aviso, a árvore te enviava oxigênio, a curva te desviava dos perigos. Você não entendeu nada. E pior, não admirou a beleza da estrada, não auxiliou quem realmente precisava. Criou um ciclo vicioso de correr, se irritar e quebrar.

O importante é o percurso, e não o destino. Até porque o destino é consequência do percurso. 


Um comentário:

Márcia@peixes disse...

Parabéns pela iniciativa! Excelente a idéia de publicar seus textos, estarei sempre aki curtindo e prestigiando eles. Agora posso indicar no meu face a origem das minhas publicações...#filosofiadebotequim