quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Excelências à parte 3

Esta foi contada pelo meu querido tio R., quando era delegado de polícia no interior do Maranhão.
Ele recebeu uma ordem judicial para prender um sujeito, por falta de pagamento de alimentos para o seu filho (a famosa pensão). Como todos se conheciam na cidadezinha, ele resolveu intimar o réu para comparecer à delegacia.
Um dia antes da data marcada, eis que aparece o intimado.
- "O que que você está fazendo aqui se marcamos amanhã?"
- "Estou muito curioso."
-"Volte amanhã! Nosso encontro é amanhã!"
-"Não posso, meu senhor. Vim andando do meu povoado até aqui. Saí às quatro da manhã e só cheguei agora (10:00h)! (Detalhe: não tem transporte na região) O Sr. tem que me atender! Eu sou um homem sério com meus compromissos!"
-"Ah é?!?! Então porque você não está pagando a pensão do seu filho???"
-"Doutor, eu já falei com o juiz que não posso pagar os VINTE REAIS POR MÊS em dinheiro. Já disse que só posso pagar em PEIXE ou em GALINHA. Inclusive, é a forma que eu venho pagando..."
-"Porque???"
-"Doutor, no meu povoado NÃO CIRCULA DINHEIRO. A gente TROCA as coisas. Eu tô pagando. O juiz num qué entender..."
Importante lembrar que o delegado recebeu uma ordem para prender e não para julgar ou tentar entender o caso. É prender e ponto.
E agora: prende e cumpre a lei ou faz justiça e não prende???
A justiça foi feita!

Nenhum comentário: