quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Convidados 5

A convidada dispensa apresentações. É a dona da minha casa, das minhas cuecas e do meu coração. Ela faz um mingau de farinha láctea show de bola!!! Mia, Renata Arechavala.

Maranhão – São Luis – Alcântara - Maria Batissá

Aeeee Povo bom! Gente sem frescura!

Chegando no restaurante de Maria Batissá, em Alcântara, somos recebidos pela própria, com os braços abertos:

“Bom dia, sejam bem vindos ao meu restaurante, a casa está aberta assim como meu coração!”.

Sensacional!!

A manchete antiga de jornal emoldurada na parede apresenta um pouco de sua vida. É nítido que o passado violento não inibiu a autenticidade dessa mulher forte que “pariu”, segundo ela, alguns filhos sozinha.

“Morava num lugar tão longe que podia gritar de cair o queixo que ninguém me ouvia”.

Ri muito ao ler que ela tinha a língua pregada e não conseguia falar batizar e sim batissá. Daí o apelido. Como fonoaudióloga achei incrível "língua pregada" ao invés de dislalia ou qualquer outro nome técnico.

O conceito de que prateado e dourado não combinam não se aplica à Batissá que surge cheia de colares, anéis e pulseiras. Douradas e prateadas. E nessa mistura desfila seu visual extravagante num vestido vermelho pelo corredor do restaurante enquanto vai buscar cerveja ou algumas fotos para compor seus "babados"...

Batissá (60 anos) é uma figura de deixar qualquer um de boca aberta pelo que diz e como diz. Suas histórias nos fazem rever conceitos e nos mostram novas maneiras e posturas de viver e ver a vida.

Pérolas como:

“Só mostro aos outros o que é meu” (se referindo à casa muito humilde que não teve vergonha de apresentar ao seu namorado francês - 30 anos mais jovem).

“Nunca tive vergonha de nada que é meu”.

Fazem sentido; mas só para as pessoas que são o que realmente são ... :)

Batissá é o tipo de mulher que dá vontade de passar uma tarde conversando para ouvir as histórias e opiniões, mesmo que não concorde, ou que sejam apenas invenções; vale para abrir os horizontes, viajar e rir.

Saímos ouvindo uma frase de um bate papo entre ela e uma amiga “Na minha vida não há problema que não se resolva... então não tenho problemas!”.

Aeeeee!! É isso aí Batissá, arrasou, Gata!!!:)

Um comentário:

Angélica Arechavala disse...

Encontrei outras pessoas que conheciam parentes proximos q tb fizeram o parto em casa e só... Vai....

Angélica.