quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Personalidades 1

Mais uma estréia. Dizem que o essencial é invisível aos olhos... Pois bem, esta seção é uma homenagem à amizade, mais precisamente aos meus amigos. Nela, vou apresentá-los: quem são e o que representam pra mim. E ninguém melhor pra começar do que o Beto (citado no flashes 2). Beto é aquele amigo que só de olhar traz cada lembrança... hoje nos encontramos somente nos nossos aniversários mas, há 25 anos, era da seguinte forma: Qualquer coisa na casa dele se transformava em trave, rede, obstáculo, bola etc. A bola era de papel com fita crepe; a trave era debaixo da mesa de pingue-pongue ou no armário ou entre os vasos de plantas; a rede de volei eram as cadeiras da varanda etc. Rolava campeonato de corrida, volei, cabeçada, gol a gol, botão, basquete... a gente pegava a tabela da revista placar e fazia todos os jogos do campeonato italiano, espanhol, belga, turco, paraguaio, cearense... sem contar a confecção dos botões e goleiros de botão que fazíamos, recortando as caras dos jogadores, que vinham na revista. A corridas eram sensacionais. Fazíamos um circuíto pela casa e cronometrávamos as voltas. O detalhe é que os circuítos sempre incluíam o quarto da mãe dele. Ou seja, a Amy estava lá, tranquila, vendo novela, se penteando, passando creme... e de repente, passava um de nós (eu, ele, Marcio ou Nando), no meio do quarto, que nem um flecha, preocupadíssimos com a velocidade! Nem imagino o que passava na cabeça dela...

Na hora do lanche, o Beto enfiava, de uma só vez, os quatro pães de queijo, ainda fervendo, na boca, dava um gole de coca e, mastigando, dizia: "vambora continuar!"

Quando a chuva apertava e caía impiedosamente, era ligar e dizer: "Vamos?"; "Vamos!" Iamos jogar 'gol dentro da área', no meio das poças, só pra dar aqueles carrinhos de um canto ao outro da quadra do prédio.

Outro detalhe é que o Beto era o único daquela idade que chutava forte com as duas pernas e que me conhecia tão bem, que eu não conseguia driblá-lo (ele vai gostar dessa, com certeza); eu e ele no time, era um alívio e certeza de vitória.

Sempre que nos encontramos ele diz: "minha mãe deixava aquela zona toda... ela é foda", e eu complemento "nossa amizade também é foda!"

2 comentários:

Israel Kislansky disse...

O TEXTO "problema bom; problema ruim" TÁ MUITO BOM, PASSEI PRA FRENTE....
ALIÁS, COMO TODO O RESTO.
ABÇS, Israel.

Angélica Arechavala disse...

Tá maneilo! Não Li... polque tenho poblema!